quarta-feira, 8 de junho de 2011

Açougue Cultural T-Bone






A história do Açougue Cultural T-Bone começa em 1994, quando um simples funcionário chamado Luiz Amorim consegue, com muito sacrifício, comprar a loja na qual trabalhava. Até então a vida de Amorim foi marcada por muitas lutas. A primeira delas foi sobreviver na capital federal, pois pertencia a uma família humilde, nordestina, que saiu da Bahia para Brasília a procura de novas oportunidades. Aos 7 anos de idade já trabalhava como vendedor de picolés, engraxate e lavador de carros.

Em 1980, aos 12 anos, começou a trabalhar no Açougue Triângulo como ajudante. Em 1987 a empresa foi vendida a empresários de origem síria e por essa razão passou a se chamar Damasco. Com esses proprietários trabalhou por mais sete anos, até que resolveram vender a casa de carnes.

Amorim lançou mão da pouca economia que tinha, complementou com um empréstimo em uma instituição financeira e fechou o negócio. A primeira iniciativa que tomou logo após a compra foi mudar o nome do estabelecimento e colocar uma prateleira com 10 livros para emprestar aos clientes da loja, enquanto aguardavam a mercadoria.

Assim começou a história de um empreendimento que virou referência cultural na capital federal: o Açougue Cultural T-Bone.

Atividades desenvolvidas pela ONG T-Bone

Cerca de 150000 pessoas já participaram das Noites Culturais
A Noite Cultural é um projeto de artes integradas, cujo objetivo principal é promover shows gratuitos à comunidade, com artistas de Brasília e de outras regiões do Brasil. As Noites são realizadas duas vezes por ano, sempre na última quinta-feira do mês de maio e última quinta-feira de setembro. Desde o início do projeto, em 1998, cerca de 200 artistas – Geraldo Azevedo, Erasmo Carlos, Belchior, Flávio Venturini, Blitz, entre outros - já participaram desse evento. Público: dez mil pessoas em cada evento.

Encontro com Escritores
Bate-papo e troca de conhecimentos com escritores locais e nacionais, com público aproximado de duzentas pessoas em cada edição. Grandes nomes da literatura como Ziraldo, Marina Colassanti, Donaldo Schüller, Dad Squarisi, Nicolas Behr, Frei Betto, Ana Miranda, Daniel Galera, Zuenir Ventura, Ignácio de Loyola, entre outros.

Projeto Quintas Culturais T-Bone - No ano de 2008 a ONG T-Bone comemorou dez anos das Noites Culturais T-Bone com eventos todas as quintas-feiras. Cada edição inicia-se com bate-papo literário com escritor e termina com apresentação musical, das 20:00 às 23:00 horas, em frente ao Açougue T-Bone, oferecido gratuitamente à comunidade.

Projeto Parada Cultural
Projeto de biblioteca popular que funciona 24 horas por dia. Tem como objetivo promover a inclusão social por meio, do incentivo à leitura para a sociedade brasiliense, sobretudo, a usuária do transporte coletivo. A ONG T-Bone mantém trinta e cinco paradas de ônibus com bibliotecas em toda a Avenida W3 Norte, cada uma com em média 600 livros. Todas elas emprestam diariamente dois mil livros.

Fonte: www.dfcriativa.com.br/espacosculturais/1391




                                                           Próximas atrações do T-Bone



Nenhum comentário:

Postar um comentário